O Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou o cronograma de publicação dos resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018.

Inep divulga cronograma de resultados do Encceja 2018

De acordo com as informações que foram confirmadas pela instituição, os candidatos poderão conferir a pontuação da prova a partir do dia 12 de novembro para os alunos que fizeram a prova do ensino médio. Já os estudantes que fizeram a prova para certificação de ensino fundamental poderão consultar os resultados a partir do dia 10 de dezembro.

A publicação dos resultados dos estudantes que estão tentando o certificado do ensino médio será feita antes para que os alunos possam participar de Vestibulares ou ingressar no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Sobre a divulgação do resultado das provas que foram feitas para certificação no ensino fundamental acontecer somente em dezembro, o INEP afirma que não haverá qualquer tipo de prejuízo para os participantes, uma vez que eles não participam de processos seletivos para acesso ao ensino superior.

Inep divulga cronograma de resultados do Encceja 2018

Para conseguir o certificado, que vale da mesma forma que aqueles que são emitidos para os alunos que cursam de forma regular o ensino fundamental e médio, os estudantes devem conseguir tirar, no mínimo, 100 pontos em cada uma das área de conhecimento da prova objetiva, sendo que a pontuação máxima é de 200 por área. Além disso, os candidatos também devem tirar, no mínimo, 5 de 10 pontos na prova de redação.

Aqueles que conseguirem tirar as notas mínimas apenas em algumas áreas e não em todas exigidas para o certificado poderão pedir proficiência, excluindo assim aquelas áreas da próxima prova do Encceja.