Depois que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital completo do Exame Nacional do Ensino Médio 2020, foram divulgados mais detalhes referentes aquela que deve ser a maior novidade deste ano, o Enem Digital.

Inep confirma Enem Digital para todos os estados e para o DF

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Instituto, as provas digitais acontecerão, em caráter experimental, em todos os estados e também no Distrito Federal. Essa é uma mudança, uma vez que anteriormente o governo tinha anunciado que o Enem Digital aconteceria somente em 15 capitais selecionadas.

Segundo o Inep, a medida visa atender pedidos feitos por estudantes durante todo o dia de ontem, quando foram divulgados os editais das provas tradicional e digital. Uma nova tabela com a distribuição de vagas e os novos municípios de aplicação do Enem Digital será publicada no Diário Oficial da União.

Inep confirma Enem Digital para todos os estados e para o DF

Neste primeiro momento, como havia sido confirmado ontem, serão disponibilizados 100 mil vagas para esta modalidade digital. O objetivo do governo é ir aumentando a oferta até o exame acontecer totalmente no seu formato digital, o que está marcado para acontecer no ano de 2026. A previsão é de que o exame seja implementado da seguinte forma:

  •     2021 – duas edições do Enem Digital e uma tradicional (em papel)
  •     2022 a 2025 – aumento gradativo até atingir quatro edições do Enem digital, além de uma edição em papel (tradicional)
  •     2026 – somente Enem digital, fim do Enem Tradicional em papel

A prova digital terá o mesmo formato da prova impressa, sendo que as questões objetivas serão respondidas pelo computador, enquanto que a redação deverá ser redigida no papel. As questões das provas digital e impressa serão diferentes, mas o nível de dificuldade será o mesmo por causa da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O tema da redação também será diferente.

As inscrições para o Enem 2020 devem começar no dia 11 de maio, com previsão de encerramento no dia 22 do mesmo mês.