Inep confirma 2ª etapa do Revalida para junho de 2023
Inscrições começam no dia 15 de maio.
Por Rodrigo Duarte
Os profissionais da área da saúde que estão de olho no programa de que permite validar o diploma de graduação no curso de medicina obtido fora do Brasil devem ficar atentos. As provas da 2ª etapa do Revalida deste ano de 2023 estão previstas para acontecer em junho. De acordo com o cronograma antecipado pelo Inep, as inscrições deverão ser feitas entre os dias 15 e 19 de maio.
Já as provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de junho. A nota de corte será divulgada no dia 24/05. Demais informações, como as cidades de aplicação das provas e a quantidade de vagas disponíveis serão informados através do sistema do Exame, no momento da inscrição.
A prova da 2ª etapa do processo de certificação será estruturada em um conjunto de 10 estações, percorridas ao longo de dois dias de exame. Os participantes realizarão tarefas específicas, que podem incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outras.
Resumo:
Sobre o Revalida
O Revalida é um sistema de certificação, composto por provas, que tem como principal objetivo validar o diploma de medicina que foi obtido em universidades fora do Brasil. O responsável pelo exame é o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Qualquer brasileiro ou estrangeiro pode fazer a prova, desde que esteja em situação legal no Brasil.
A prova sempre é composta por duas etapas, sendo que uma delas é mais focada nas questões teóricas, enquanto que a outra é mais focada nos exames práticos.