Colégio Web

Inep cancela 1ª edição de 2018 de exame de proficiência em português para estrangeiros

Instituto afirmou que o exame terá apenas uma aplicação este ano, que acontecerá no segundo semestre.

Publicidade

O governo confirmou o cancelamento da 1ª edição de 2018 do exame de proficiência em português para estrangeiros, que aconteceria nesta primeira metade do ano. De acordo com as informações que foram divulgadas, a decisão foi tomada no dia 29 de março, menos de dez dias depois de o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciar as datas de inscrições e aplicação das provas. Mas somente agora ela se foi confirmada publicamente.

Inep cancela 1ª edição de 2018 de exame de proficiência em português para estrangeiros

“Estavam previstas duas edições, porém, após reuniões de ajustes do cronograma, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em conjunto com os ministérios da Educação (MEC) e das Relações Exteriores (MRE), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) definiram realizar uma única aplicação no segundo semestre deste ano”, afirmou o Inep, em nota, explicando ainda que o edital com a data da prova do segundo semestre será divulgado “em breve”.

A possibilidade do cancelamento do exame já tinha causado uma manifestação de parte da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (Siple). A entidade divulgou o seguinte comunicado na última quarta-feira, dia 4:

Inep cancela 1ª edição de 2018 de exame de proficiência em português para estrangeiros

“Considerando a visibilidade que o exame Celpe-Bras tem alcançado nas últimas edições como uma política linguística do Brasil, e não só como um instrumento de avaliação em/de língua portuguesa, nos preocupa o tratamento que o exame vem recebendo”, afirmou a entidade.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados