O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou algumas mudanças para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que vai acontecer neste ano de 2019. De acordo com as informações que foram divulgadas, boa parte das alterações foram feitas economizar.

Inep anuncia mudanças para o Enem 2019

Digital e rascunho

Para este ano, o procedimento para a identificação biométrica será alterado. Desde 2016, o exame utiliza uma lâmina de grafite individual para a coleta da digital de cada participante. Agora, o fiscal de prova utilizará uma esponja que permite coletar mais de três mil digitais.

Uma outra alteração que foi anunciada para a prova está diretamente relacionada a forma como as questões são colocadas no caderno de provas. Os candidatos não terão mais as folhas para rascunho, sendo que os cálculos e as anotações devem ser feitos nos espaços em branco da prova, entre as questões.

De acordo com o presidente do Inep, Marcus Vinicius Rodrigues, a economia pode chegar a R$ 42 milhões. “Ao longo do ano, com a contribuição de consultores contratados, pretendemos diminuir ainda mais os custos a partir da redução de despesas adicionais” (Marcus Vinicius Rodrigues, presidente do Inep). As medidas de economia devem também atingir outras provas feitas pelo INEP.

Enem 2019

Inep anuncia mudanças para o Enem 2019

O calendário que já foi anunciado para o ENEM 2019 segue inalterado. As inscrições deverão ser feitas entre os dias 6 e 17 de maio, somente pela internet. Entre os dias 1º e 10 de abril o sistema será aberto, destinado aos candidatos que desejam obter a isenção no pagamento da taxa de inscrição. O valor da taxa ainda não foi divulgado.

As provas estão marcadas para dois domingos consecutivos, entre os dias 3 e 10 de novembro. O formato será o mesmo do ano passado, com duração de 5h30 no primeiro domingo e 5h no segundo.