O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou nesta semana que deve garantir o benefício da isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 para todos aqueles estudantes de baixa renda que perderam o prazo inicial para solicitação do mesmo. A medida é mais uma tomada em função das consequências da pandemia do novo coronavírus.

Inep afirma que vai garantir isenção no Enem 2020

De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição responsável pela organização da prova, todos os estudantes que estão inclusos nas categorias que têm direito ao benefício estarão isentos automaticamente no momento da inscrição da prova, mesmo para aqueles que não pediram o benefício entre os dias 6 e 17 de abril.

Estão inseridos estudantes que pertencem as seguintes categorias:

• Estudantes do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas;
  •  Alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita de até um salário mínimo e meio (Lei Federal nº 12.799/2013);
  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que possuem renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos.

De acordo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, mais de 3,2 milhões de estudantes solicitaram a isenção da taxa do Enem 2020. Em 2019, 3,6 milhões de participantes conseguiram a aprovação da gratuidade.

Inep afirma que vai garantir isenção no Enem 2020

Por enquanto, o prazo para inscrição dos estudantes no Enem 2020 segue mantido conforme o cronograma inicial, previsto para começar no dia 11 e terminar no dia 22 de maio. Mas existe uma série de pressões externas para o adiamento das provas.

Mas o Ministério da Educação segue bancando a realização da prova normalmente neste ano, mesmo com todas as consequências que a pandemia do novo coronavírus trouxe para o sistema educacional.