Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do processo seletivo Vestibular 2024 via Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição, o prazo máximo para inscrição é dia 28 de dezembro, através deste site.

IMPA abre inscrições para Vestibular 2024 via Enem

O Instituto está abrindo este processo seletivo para preencher vagas naquele que vai se tornar o primeiro curso de graduação oferecido. Os candidatos poderão concorrer a 100 vagas para o curso de Matemática da Tecnologia e Inovação, com ênfase nas áreas de Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física.

O IMPA passou a ter a possibilidade de oferecer um curso de graduação para os estudantes desde a tarde da última quarta-feira, dia de dezembro, quando aconteceu a cerimônia de credenciamento como instituição de educação superior. O programa de graduação da instituição se chama IMPA Tech.

No momento da inscrição, que é gratuita, os candidatos deverão informar o ano de conclusão do Ensino Médio, bem como o nome e o código do Inep da escola que cursou essa fase.

A seleção vai acontecer de duas formas:

IMPA abre inscrições para Vestibular 2024 via Enem

• Medalhas obtidas em olimpíadas de conhecimentos;
  • Notas da prova de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2021, 2022 ou 2023.

Para a seleção via olimpíadas, serão aceitos os desempenhos obtidos nos seguintes eventos:

• Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP
  • Olímpiada Brasileira de Matemática – OBM
  • Olímpiada Brasileira de Física
  • Olímpiada Brasileira de Química
  • Olímpiada Brasileira de Informática

A primeira fase do Vestibular 2024 do IMPA será composta pela avaliação do desempenho tanto das olimpíadas quanto do Enem. Serão aprovados para a segunda fase, 240 candidatos via ingresso pelas olimpíadas e 60 candidatos pelo Enem.

Já a 2ª fase da seleção será composta por atividades em grupo realizadas por até seis pessoas e atividades individuais de entrevistas feitas pela banca do IMPA.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 29 de fevereiro de 2024.