Estão novamente abertas as inscrições para os interessados em participar do processo seletivo vestibular do Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, nesta nova etapa os interessados podem se inscrever até o dia 10 de setembro. A taxa cobrada de participação é de R$ 100.

IME (RJ) anuncia reabertura das inscrições para o Vestibular 2020/2021

A inscrição deve ser feita através deste site.

Aqueles candidatos que já tinham se inscrito na etapa anterior e que não tinham confirmado a sua participação mediante pagamento do boleto, caso tenham interesse, não precisam se inscrever novamente para participar. Basta que o candidato acesse o site acima, informe os dados criados de login e senha e depois realize o pagamento do boleto até o próximo dia 10 de setembro.

Podem participar do processo seletivo para os candidatos que desejam seguir carreira militar aqueles que possuem no mínimo 16 anos de idade e no máximo 22 anos até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME.

Já aqueles que pretendem participar da seleção na Reserva, ou seja, não desejam seguir carreira militar, devem ter no mínimo 16 anos de idade e no máximo 21 anos no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso (ano anterior ao da matrícula no CFG do IME).

IME (RJ) anuncia reabertura das inscrições para o Vestibular 2020/2021

Neste processo seletivo serão oferecidas 98 vagas, divididas da seguinte forma:

  •     Ativa: 70 vagas, sendo 14 oportunidades para candidatos negros.
  •     Reserva: 28 vagas, sendo 6 oportunidades para candidatos negros.

As oportunidades do IME são para as seguintes modalidades de Engenharia: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

A primeira fase das provas está agendada para acontecer no dia 11 de outubro, e será composta por 40 questões Matemática, Física e Química. Já a 2ª fase das provas deve acontecer de 26 a 29 de outubro. As provas serão aplicadas nas seguintes localidades:

Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vila Velha/ES.

A lista com os aprovados em 1ª chamada está prevista para ser publicada no dia 22 de dezembro.