O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) anunciou nesta semana a abertura das inscrições para os interessados em participar do processo seletivo Vestibular Unificado referente as vagas do 1º semestre de 2023. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, as inscrições serão abertas no dia 13 de setembro, seguindo até o dia 19 de outubro. As oportunidades são para cursos técnicos (1705) e de graduação (1295) distribuídas em dez polos.

IFTO anuncia abertura de inscrições para Vestibular Unificado

A taxa de inscrição cobrada para este processo seletivo será de R$ 20 para os cursos técnicos e R$ 40 para as vagas nos cursos de graduação.

Confira aqui o edital completo da seleção.

Isenção

IFTO anuncia abertura de inscrições para Vestibular Unificado

A partir do dia 13 de setembro também estarão disponíveis as solicitações de isenção do pagamento da taxa de inscrição. Poderão fazer a solicitação os candidatos que comprovarem:

1. a) estar inscrito no Vestibular Unificado 2023/1 através do formulário de inscrição;
  2. b) ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo, podendo ser comprovado através do último contracheque ou Declaração de trabalho autônomo/atividade rural – Anexo XII ou Declaração de desempregado – Anexo XIII ou inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, de que trata o Decreto nº 11.016, de 29 de março de 2022; e
  3. c) ser egresso integralmente de escola pública ou ter sido bolsista integral em Edital Gabinete 66 (1741529) SEI 23235.020118/2022-10 / pg. 9 escola da rede privada, podendo ser comprovado através do certificado de conclusão da etapa de estudo ou declaração de que concluiu integralmente etapa de estudo em escola pública ou que foi bolsista em escola de rede privada.

O prazo final para o pedido é dia 29 de setembro, com o resultado preliminar sendo liberado no dia 4 de outubro e resultado definitivo no dia 7 do mesmo mês.

Provas

A prova do Vestibular Unificado para os cursos de graduação terá 60 questões de múltipla escolha e uma redação. Já a prova do Vestibular Unificado para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio terá 36 questões de múltipla escolha. A prova do Vestibular Unificado para os cursos técnicos concomitantes e técnicos integrados ao ensino médio terá 40 questões de múltipla escolha.

A partir do dia 1º de novembro os candidatos inscritos poderão ter acesso às informações referentes aos locais de provas. Já as provas para todos os cursos estão previstas para acontecer no dia 6 de novembro, com o resultado final sendo liberado no dia 12 de dezembro.