Estão abertas as inscrições para o processo seletivo Vestibular 2024 do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas). Através desta seleção os alunos poderão concorrer a mais de 3,5 mil vagas para os mais variados cursos oferecidos pela instituição. Ao todo, são 80 cursos diferentes. As taxas variam de R$ 20,00, para os cursos técnicos integrados, e R$ 40,00, para os cursos superiores.

IFSuldeMinas abre inscrições para Vestibular 2024

As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 10 de novembro através deste site.

Vagas

O edital deve preencher, através deste Vestibular 2024, 3.540 vagas em 80 cursos presenciais e a distância (EaD), sendo 26 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, 14 cursos técnicos subsequentes (pós-Médio) e 40 cursos superiores. Todos os cursos possuem começo previsto das aulas para o 1º semestre de 2024.

As vagas são distribuídas entre os oito campi do IFSULDEMINAS, localizados nos municípios mineiros de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. Uma novidade deste vestibular é a oferta do curso Técnico Subsequente em Informática para Internet na cidade de Três Pontas (MG) e a criação do curso Técnico Integrado em Geoprocessamento, no Campus Inconfidentes.

Isenção

IFSuldeMinas abre inscrições para Vestibular 2024

No momento da inscrição, os candidatos poderão solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição. O benefício será concedido para para o candidato que tiver renda familiar, por pessoa da família, igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e tiver concluído o concluído o Ensino Fundamental (no caso dos alunos que irão ingressar no ensino técnico integrado) ou o Ensino Médio (no caso dos ingressantes em cursos de graduação) em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada.

A isenção será concedida automaticamente para todos os candidatos que concorrerem aos cursos subsequentes e também para o curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Provas

As provas deste processo seletivo serão aplicadas para os cursos de nível técnico integrado e superior. Ambas acontecerão no dia 10 de dezembro. No primeiro caso, a prova será composta por um caderno contendo 50 questões de português e matemática. Já para o ensino superior, a prova cobrará o conteúdo do Ensino Médio completo.

Para quem vai concorrer aos cursos de nível superior, também será permitido utilizar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Já para os candidatos aos cursos técnicos subsequentes e para a Licenciatura em Educação do Campo, a forma de seleção será a análise de histórico escolar.