Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do processo seletivo Vestibular 2023/2 do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas). De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os candidatos poderão se inscrever até o próximo dia 18 de maio, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 40.

IFSuldeMinas abre inscrições para Vestibular 2023/2

As inscrições devem ser feitas através deste site.

Isenção

Até o dia 26 de abril os interessados neste processo seletivo podem solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, poderão solicitar o benefício os candidatos que já tenham feito a sua inscrição no processo seletivo.

A isenção será concedida pelos candidatos que comprovarem ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1,3 salário mínimo E ter concluído o ensino médio em escola da rede pública de ensino ou bolsa integral em escola da rede privada.

IFSuldeMinas abre inscrições para Vestibular 2023/2

Os candidatos deverão preencher formulário específico para este requerimento, também presente no site acima, e enviar os documentos que comprovem sua condição. O resultado sairá dia 2 de maio, recursos entre 3 e 5 do mesmo mês. A relação final dos beneficiados será informada no dia 9 de maio.

Processo seletivo

No momento da inscrição os candidatos poderão optar por duas modalidades diferentes de seleção. A primeira é para aqueles que tenham interessa em concorrer através de notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão aceitas edições que aconteceram entre os anos de 2015 e 2022.

Já a segunda forma de seleção é através de uma prova própria, prevista para acontecer no dia 4 de junho, entre 8h45 e 12h45. A prova será composta por 50 questões objetivas e uma redação. Entre as disciplinas da prova, estão: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História.

O gabarito final desta prova própria está previsto para ser liberado no dia 16/06,e  o resultado final está previsto para ser liberado no dia 27/09, com as matrículas acontecendo entre os dias 28/06 e 06/07.

Através deste processo seletivo, serão oferecidas as seguintes vagas:

• 128 vagas para o curso de Pedagogia com ênfase em Educação Profisional e Tecnológica (EaD);
  • 32 vagas para o curso de Tecnologia em Cafeicultura, no campus Muzambinho;
  • 192 vagas em Letras (EaD).