O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) confirmou nesta segunda-feira, dia 1º de junho, a abertura das inscrições para o seu processo seletivo vestibular referente as vagas que serão abertas no 2º semestre de 2020. De acordo com as informações que foram divulgadas, os interessados poderão se inscrever até o dia 15 de julho. Não será cobrada taxa de inscrição para este vestibular.

IFSuldeMinas abre inscrições para o Vestibular 2020/2 via Enem

As inscrições devem ser feitas pelo site do IFSuldeMinas.

Segundo o edital que foi divulgado para esta seleção, o processo será realizado somente através da análise do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas serão aceitas somente as notas das edições das provas que aconteceram entre os anos de 2017 e 2019. Os candidatos não podem ter zerado nenhuma das notas na prova obtida.

A classificação será realizada pelo somatório das notas por área de conhecimento e nota da redação. Os candidatos serão listados por ordem decrescente de notas.

A primeira lista com os aprovados deve ser liberada no dia 21 de julho. Os candidatos terão prazo de 48 horas para entrar com algum tipo de recurso, e depois disso a lista definitiva deve ser liberada no dia 27 de julho. Para os aprovados, as matrículas deverão começar a ser feitas já no dia seguinte.

IFSuldeMinas abre inscrições para o Vestibular 2020/2 via Enem

Para essa seleção, o IFSuldeMinas deve oferecer 120 vagas para cursos do campus Machado e Muzambinho. Destas vagas, 80% estão destinadas para esta seletiva e as outras 20% serão oferecidas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020.

Ainda são reservadas 50% das vagas para os candidatos que se encaixam nas Ações Afirmativas, voltadas aos que estudaram em escolas públicas, com divisão para rendas e também para autodeclarados pretos, pardas e indígenas. Entre as vagas da ampla concorrência, 5% são destinadas a pessoas com deficiência (PcD).