Estão abertas as inscrições para os interessados em participar da seleção do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), destinado a preencher vagas nos cursos técnicos oferecidos pela instituição de ensino. De acordo com as informações que foram publicadas no edital desta seleção, o prazo final para as inscrições termina no dia 14 de novembro.

Neste processo seletivo serão oferecidas 6.080 vagas, sendo todas elas para cursos gratuitos. Metade das vagas são destinadas aos estudantes de escolas públicas, com percentual destinado para estudantes pretos, pardos e indígenas, além de candidatos de baixa renda e pessoas com deficiência.

As inscrições devem ser feitas através do site do IFSP.

Valores das taxas e isenção

Serão cobradas diferentes taxas de inscrição para este processo seletivo, que muda de acordo com a modalidade escolhida. Os candidatos que escolherem pelos cursos integrados pagam o valor de R$ 60. Já aqueles que desejam fazer os cursos concomitantes e subsequentes pagam o valor de R$ 30.

Podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição os estudantes que tenham renda de R$ 1.650 por pessoa da família (per capita), que tenham estudado o ensino fundamental em escolas públicas ou com bolsas integrais em colégios particulares. Os documentos necessários para a comprovação de renda e escolaridade podem ser consultados no edital.

Vestibular

Os candidatos terão que participar de provas presenciais para este processo seletivo. As provas estão agendadas para acontecer no dia 19 de dezembro, sendo que as provas dos cursos concomitantes e subsequentes serão aplicadas no turno da manhã, enquanto que as provas para os cursos integrados acontecerão no turno da tarde.

O resultado preliminar da seleção será liberado em 7 de janeiro de 2022, a partir das 20h. Os candidatos poderão entrar com recursos no dia 10 seguinte. O resultado final da seleção para cursos técnicos e a convocação para a matrícula serão divulgados em 13 de janeiro de 2022, também a partir das 20h. Os candidatos serão matriculados entre os dias 17 e 20 seguintes.