Estão abertas as inscrições para o processo seletivo Vestibular 2023 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). De acordo com as informações que constam no cronograma oficial, os interessados podem se inscrever até o dia 24 de outubro, mediante pagamento de uma taxa de inscrição que varia de R$ 20 a R$ 60, dependendo da modalidade.

IFRS abre inscrições para Vestibular 2023

As inscrições devem ser feitas pelo site do IFRS.

Neste Processo Seletivo, o IFRS está ofertando cerca de 5.400 vagas em mais de 150 cursos gratuitos. Há possibilidades para fazer o ensino médio junto com um curso técnico, para cursar apenas o técnico ou para fazer um curso superior de graduação. O Campus Restinga oferece 240 vagas para cursos Integrados ao Ensino Médio (Técnico em Eletrônica, Técnico em Informática e Técnico em Lazer), de Educação de Jovens e Adultos – EJA (Técnico em Comércio) e de graduação (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica Industrial e Licenciatura em Letras Português e Espanhol).

No Processo Seletivo 2023/1, o IFRS está reservando 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Para concorrer nessa reserva de vagas, os candidatos a cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio devem ter feito todo o ensino fundamental em escola pública. Já candidatos a cursos superiores devem ter estudado todo o ensino médio em escolas públicas. Essas vagas reservadas para estudantes de escolas públicas são divididas em cotas também para candidatos de baixa renda, pretos, pardos e indígenas (saiba mais sobre a reserva de vagas).

IFRS abre inscrições para Vestibular 2023

Os demais podem se inscrever igualmente e concorrerão nas vagas de acesso universal ou nas vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD), se for o caso do candidato.

No momento da inscrição, os candidatos poderão optar por duas modalidades: $ 20,00 para a seleção por nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), R$ 40,00 para a seleção por prova (para cursos técnicos); ou ainda R$ 60,00 para prova ou prova e nota do Enem (para cursos de graduação). Os cursos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) não tem taxa de inscrição.

As provas estão previstas para acontecer no dia 4 de dezembro, nos campi que estão oferecendo vaga para a qual o candidato está concorrendo. As provas serão compostas por 45 questões objetivas e um tema de redação.

A previsão é de que os aprovados pelas provas sejam conhecidos no dia 22/12. Já os que optarem pela seleção via Enem deverão a guardar até o dia 6 de fevereiro de 2023.