Estudantes do Paraná ou aqueles que pretendem estudar neste Estado devem ficar de olho nos prazos para as inscrições dos processos seletivos das principais instituições de ensino. Uma das mais procuradas, O Instituto Federal do Paraná (IFPR) anunciou a abertura das inscrições para os interessados em participar da sua prova.

IFPR anuncia abertura de inscrições para processo seletivo

Neste ano a instituição federal de ensino está oferecendo um universo de 1.179 oportunidades, sendo que elas estão sendo distribuídas entre 17 cursos de nível superior. As inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de outubro, somente pelo site da instituição.

As provas estão agendadas para acontecer no dia 14 de dezembro e os estudantes poderão encontrar vagas nas seguintes cidades: Assis Chateaubriand, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama. Os candidatos deverão pagar uma taxa no valor de R$ 35,00 para participar deste processo seletivo.

Cursos

Os candidatos que pretendem participar do processo seletivo do IFPR poderão escolher um dos seguintes cursos: Bacharelado e de Tecnologia para Ciências Biológicas, Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Pública, Ciências Contábeis, Física, Química, Administração, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Farmácia, Direito, Sistemas de Informação, Educação Física, Letras, Pedagogia, Manutenção Industrial e Automação Industrial.

Cotas

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Os estudantes também devem ficar atentos para o sistema de cotas. De acordo com as regras da instituição de ensino, 60% do total das vagas serão oferecidas para os estudantes que tiverem feito todos os três anos do ensino médio em escolas públicas. Além disso os estudantes devem ter uma renda familiar de, no máximo, 1,5 salários mínimos por pessoa.

Cursos técnicos

A IFPR também está oferecendo aos estudantes os cursos técnicos. De acordo com as informações que constam no edital do processo seletivo, nesta modalidade serão 3.408 vagas distribuídas em 39 cursos de nível médio integrado, concomitante e subsequente. Os prazos de inscrição e o valor da taxa são os mesmos.