Os candidatos que estão de olho nas vagas que serão oferecidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) no 2º semestre de 2019 já podem realizar a sua inscrição no processo seletivo. De acordo com as informações que constam no edital deste concurso, os candidatos deverão realizar o pagamento da taxa, no valor de R$ 55, para confirmar a sua inscrição.

IFPE abre inscrições para Vestibular 2019

As inscrições podem ser feitas diretamente no site do IFPE.

Vagas

Para o 2º semestre de 2019, o IFPE vai oferecer um total de 621 vagas, sendo que destas 400 são destinadas a cursos que acontecem na modalidade a distância, e mais 221 oportunidades destinadas aos cursos que acontecem na modalidade presencial. As vagas são distribuídas entre os seguintes campi:

Cursos presenciais: campus Afogados da Ingazeira; Campus Belo Jardim; Campus Garanhuns; Campus Igarassu; Campus Itajipoca e Campus Paulista.

Cursos a distância (EaD) – polos: Águas Belas, Carpina, Gravatá, Limoeiro, Palmares, Santa Cruz do Capibaribe e Santana de Ipanema.

Uma das novidades que foram anunciadas para este processo seletivo é o aumento do percentual de cotas, que passa de 50% para 60% do total de vagas disponível.

Isenção

IFPE abre inscrições para Vestibular 2019

Até o dia 23 de maio os candidatos podem solicitar isenção no pagamento da taxa de inscrição. O pedido também pode ser feito através do site acima. A documentação e o requerimento precisam ser entregues no IFPE entre os dias 21 e 24 de maio.  O benefício pode ser concedido para estudantes que se enquadrem nas seguintes categorias:

– Estudantes que tenham feito todo o ensino médio (ou estejam concluindo) em escola pública ou com bolsa integral em colégio particular, tendo renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa.

– Estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais em colégios particulares que estejam inscritos no Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada.

– Esteja no último ano do PROEJA no IFPE.

– Esteja cursando ou já tenha terminado o PROIFPE Acesso.

– Esteja cursando ou já tenha concluído o Pronatec Mulheres Mil (assim como os seus dependentes), vinculado ao IFPE.

– Seja indígena ou quilombola.

– Esteja em situação de calamidade pública.

Provas

As provas estão agendadas para o dia 30 de junho, somente no turno da manhã. Os candidatos terão que responder a um caderno contendo 50 questões objetivas de Português, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia, além de uma Redação.

A lista com os aprovados em 1ª chamada deve ser publicada no dia 15 de julho.