Foram abertas nesta semana as inscrições para o Processo Seletivo 2022/2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os candidatos deverão se inscrever até o dia 12 de junho. Para esta seleção, não será cobrada taxa.

IFPE abre inscrições para ingresso 2022/2

As inscrições devem ser feitas pelo site do IFPE.

Vagas

Neste processo seletivo serão oferecidas 3.261 vagas em cursos técnicos e superiores, presenciais e a distância, em 16 campi e em oito polos de Educação a Distância (EaD).

Entre as mais de 3 mil vagas oferecidas, 2065 são para cursos técnicos na modalidade Subsequente (voltada para quem já concluiu o ensino médio); 352 são para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (para quem já concluiu o ensino fundamental); 35 na modalidade Proeja – Qualificação Profissional, e 809 são para cursos superiores, sendo 449 destas ofertadas no modo presencial e outras 360, a distância.

Os cursos são oferecidos nos seguintes campi:

  • Cursos técnicos: Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão.
  • Cursos superiores presenciais: Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Palmares, Paulista e Recife.
  • Cursos superiores a distância: polos Águas Belas, Carpina, Gravatá, Limoeiro, Palmares, Pesqueira, Santana do Ipanema e Santa Cruz do Capibaribe.

Seleção

IFPE abre inscrições para ingresso 2022/2

A seleção muda de acordo com o nível do curso. No caso dos cursos de nível superior, a seleção vai acontecer através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos poderão concorrer apenas se tiverem feito pelo menos uma edição da prova entre os anos de 2017 e 2021.

Já no caso dos cursos técnicos nas modalidades Integrado, Proeja e Subsequente, os candidatos serão selecionados pelo histórico escolar, ou certificação equivalente, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.

E para os cursos técnicos subsequentes os candidatos deverão utilizar as notas de Linguagens e Códigos e Matemática de uma das edições do Enem entre 2017 e 2021.

A lista com os aprovados deve ser liberada no dia 4 de julho.