Estão abertas as inscrições para o processo seletivo unificado (PSU) para este ano de 2021 no Instituto Federal do Pará (IFPA). A abertura das inscrições foi confirmada neste dia 20 de janeiro e os interessados podem se inscrever até o dia 7 de janeiro. Neste processo seletivo, os candidatos podem se inscrever sem precisar pagar nada por isso.

IFPA abre inscrições para PSU via Enem 2021

As inscrições devem ser feitas através do site do IFPA.

Para este ano de 2021, serão oferecidas 442 vagas no PSU 2021, sendo pelo menos 50% para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas (havendo percentual exclusivo para pretos, pardos e indígenas; estudantes de baixa renda e pessoas com deficiência). As oportunidades são para os campi Belém, Altamira, Breves, Bragança, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Industrial Marabá, Santarém e Tucuruí.

Como será a seleção

IFPA abre inscrições para PSU via Enem 2021

Para este exame, serão aceitas apenas as notas obtidas pelos candidatos em provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem a realização de uma prova própria. Serão aceitas somente as edições do Enem dos anos de 2017, 2018 e 2019. No momento da inscrição, os candidatos devem indicar qual edição do Enem será utilizada.

A lista com os aprovados de forma preliminar no dia 22 de fevereiro. Os candidatos poderão entrar com recursos contra este primeiro resultado até o dia 24 do mesmo mês. Já a lista com o resultado definitivo deve ser publicada no dia 1º de março. Para conseguir confirmar o interesse na vaga, os aprovados deverão apresentar o boletim do Enem para comprovação das notas informadas na inscrição.