Os candidatos interessados em participar do processo seletivo vestibular 2021 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) já podem se inscrever para as vagas que serão abertas para o ano que vem. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, os interessados devem se inscrever até o dia 7 de janeiro, e a taca de participação é de R$ 25.

IFMG abre inscrições para Vestibular 2021 via Enem

As inscrições devem ser feitas através do site do IFMG.

Isenção

A instituição de ensino oferece o benefício da isenção do pagamento da taxa de inscrição para este processo seletivo. A solicitação deve ser feita até o dia 16 de dezembro. Para participar, os candidatos devem ter renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio, estudantes de escolas públicas ou bolsista integral em escola particular e inscritos no CadÚnico. Os benefícios aprovados devem ser liberados no dia 4 de janeiro.

Vagas

Serão oferecidas 3.720 vagas em 88 cursos técnicos e de graduação. As vagas são para as unidades em Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves e São João Evangelista.

IFMG abre inscrições para Vestibular 2021 via Enem

Das vagas, 50% são reservadas aos candidatos que tenham estudado em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE, dentro da Lei de Cotas. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência e às vagas destinadas a pessoas com deficiência.

Seleção

A seleção será feita somente mediante análise das notas obtidas pelos candidatos me provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão aceitas somente as edições das provas que aconteceram entre os anos de 2018 e 2020. Para ser aceita, a prova que o candidato escolher não pode ter a nota de redação zerada.

Resultado

O resultado final será liberado somente depois da divulgação das notas finais do Enem 2020.