Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do processo seletivo Vestibular via Enem referente as vagas do 2º semestre de 2023 do Instituto Federal de Minas Gerais. De acordo com as informações que constam no edital desta seleção, os candidatos interessados podem se inscrever até o dia 22 de maio, mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 20.

IFMG abre inscrições para o Vestibular 2023/2 via Enem

As inscrições devem ser feitas através deste site.

Isenção

Os pedidos de isenção devem ser feitos até o dia 3 de maio. Podem receber o benefício aqueles candidatos que tiverem renda familiar per capital igualo ou inferior a um salário mínimo e meio, ter cursado o ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada ou ainda ter condição de Hipossuficiência Econômica Financeira.

O resultado preliminar destes pedidos deve sair no dia 9 de maio, sendo que os recursos devem ser interpostos até o dia 11 do mesmo mês. E a resposta dos recursos deve ser publicada até o dia 16 de maio.

Formas de seleção

IFMG abre inscrições para o Vestibular 2023/2 via Enem

No momento da inscrição os candidatos poderão escolher entre duas formas de seleção. A primeira delas é o aproveitamento das notas obtidas pelo candidato nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão aceitas as edições das provas que aconteceram entre os anos de 2013 e 2022.

Para esta modalidade, serão ofertadas as seguintes vagas:

• Gestão da Qualidade – 36 vagas (Ouro Preto)
  • Administração – 28 vagas (Ribeirão das Neves)
  • Processos Gerenciais – 24 vagas (Ribeirão das Neves)

A segunda modalidade de seleção será a partir da análise do desempenho escolar dos estudantes somado a nota de uma prova de redação própria. Neste caso, a prova de redação está prevista para acontecer no dia 18 de junho.

Nesta modalidade, serão oferecidas as seguintes vagas, todas para a cidade de Ribeirão das Neves:

• Administração – 12 vagas
  • Processos Gerenciais – 11 vagas

Em ambos os casos, o resultado preliminar está previsto para ser publicado no dia 27 de junho, com recursos nos dias 28 e 29 de junho. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 06 de julho.