O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) anunciou para este semestre a abertura de 660 vagas destinadas aos estudantes que pretendem fazer curso de graduação no próximo semestre. Todas as oportunidades serão destinadas para a cidade de Salvador. As inscrições estão abertas e poderão ser feitas até o dia 10 de setembro.

IFBA abre 660 vagas para cursos de graduação em Salvador

De acordo com as informações que foram disponibilizadas no edital de seleção, todas as vagas serão decididas através da nota que o aluno tirar no Exame Nacional do Ensino Médio. Mas o edital prevê duas formas diferentes de seleção: a primeira será feita a partir do sistema de classificação do IFBA (60% das vagas) e o restante das oportunidades serão acessadas a partir do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Seleções

Os estudantes que desejarem concorrer através da seleção feita pelos critérios de classificação do IFBA deverão fazer sua inscrição diretamente no site da instituição (http://www.processoseletivo.ifba.edu.br/). Nesta modalidade os estudantes oriundos da rede pública de ensino terão acesso exclusivo a metade das vagas. Neste processo seletivo ainda estão inclusas cotas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.

IFBA abre 660 vagas para cursos de graduação em Salvador 2

Já os alunos que preferirem tentar as acessar as vagas a partir do Sisu deverão fazer a sua inscrição no sistema assim que elas forem liberadas, o que deverá acontecer somente depois da realização do ENEM.

Os estudantes poderão se inscrever para os seguintes cursos:

• Administração
  • Engenharia Industrial Elétrica
  • Engenharia Industrial Mecânica
  • Engenharia Química
  • Física (licenciatura)
  • Geografia (licenciatura)
  • Matemática (licenciatura)
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas (graduação tecnológica)
  • Radiologia (graduação tecnológica)
  • Tecnologia em Eventos (graduação tecnológica)