O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta semana a gráfica que será responsável pela impressão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano de 2020, mas que serão aplicadas somente no ano que vem. A empresa escolhida foi a gráfica Plural, mesma responsável pelo vazamento das provas do ano de 2009.

Gráfica do Enem 2020 será a mesma responsável por vazamento de 2009

O contrato foi assinado no dia 31 de julho e tem validade de um ano, ao custo de R$ 63 milhões. A gráfica Plural será responsável pela impressão de todos os cadernos de questões, cartões-resposta, folhas de redação e folhas de rascunho das versões impressa e digital – a redação do Enem Digital será impressa.

O mesmo edital também acaba especificando que essa gráfica será a responsável pela impressão para o pré-teste de itens e as provas para privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, bem como as provas que serão aplicadas posteriormente em determinados casos, como pessoas que não conseguem comparecer no dia por doença.

Lembre como foram os problemas de 2009

Gráfica do Enem 2020 será a mesma responsável por vazamento de 2009

O ano de 2009 acabou sendo marcado por uma série de confusões envolvendo a impressão e aplicação das provas do Enem. Alguns cadernos acabaram sendo roubados da gráfica Plural. Com o vazamento, a organização teve que cancelar o exame faltando apenas dois dias para as provas.

O roubo foi descoberto após o jornal O Estado de São Paulo (Estadão) denunciar ao Ministério da Educação (MEC) que uma pessoa tentou vender para o jornal os cadernos de provas por R$ 500 mil. O roubo foi praticado por funcionários do próprio consórcio responsável pela aplicação do Enem 2009, formado pelas empresas Funrio, Cetro e Consultec. A contratação da gráfica era de responsabilidade deste mesmo consórcio.

Em 2011, a Justiça Federal condenou a prisão os três funcionários da Cetro, mas todos já estão em liberdade. A pessoa que tentou vender as provas para o Estadão também foi condenada, mas sua pena foi substituída por prestações de serviços à comunidade.