O governo federal quer começar a colocar em prática um grande projeto que tem como principal objetivo ajudar com ações mais efetivas aquelas escolas públicas que estejam apresentando um desempenho muito abaixo do esperado. Mas uma das medidas que surgem como potencial ideia pode gerar uma grande polêmica: o afastamento do diretor da instituição que apresentar um desempeno ruim.

Governo quer projeto para afastar diretor de escola com desempenho ruim 2

O projeto ainda está em fase de elaboração dentro do Ministério, mas boa parte das ideias acabaram sendo divulgadas através de um plano desenvolvido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos. Elas fazem parte de um pacote de medicas que deverão ser implementadas como apoio a estas instituições.

Mas antes de chegar ao afastamento do diretor, a plano prevê que o Ministério da Educação desloque uma equipe de profissionais que terão como principal meta fazer com que a escola melhore seus índices de desempenho. Mas o plano não deixa claro o que deverá ser levado em consideração para identificar estas escolas.

Afastamento dos diretores

Governo quer projeto para afastar diretor de escola com desempenho ruim

Na questão dos diretores das escolas, o plano aponta que os profissionais que atualmente estão no comando da instituição de ensino que apresentam um desempenho abaixo do esperado vão passar por uma série de programas com o objetivo de ajudar a melhorar os índices, além de qualificações profissionais pessoais, para que eles possam aplicar no dia a dia.

Em último caso, os diretores que não conseguirem se adaptar ao programa e continuarem apresentando um desempeno abaixo do esperado nas suas escolas seriam substituídos. Hoje não existe nenhum tipo de mecanismo que promova o afastamento de diretores e também de professores dos seus cargos devido à má avaliação das suas escolas ou dos seus trabalhos.

O projeto ainda não tem previsão para ser entregue.