Durante anos, especialistas em empreendedorismo sempre disseram que um dos maiores problemas do Brasil residia na burocracia existente dentro dos processos de abertura e fechamento de empresas no país.

De acordo com o programa “Bem Mais Simples” que foi lançado pelo governo federal na última quinta-feira, dia 26 de fevereiro de 2015, a conjugação do verbo deverá ser mesmo no passado, pois esta burocracia que sempre emperrou pequenas e médias empresas no país não irá mais existir.

O programa

Governo lança Bem Mais Simples

Pensado para diminuir a burocracia dentro de processos de abertura e de fechamento de pequenas e médias empresas dentro do Brasil, o programa “Bem Mais Simples” chega como um sopro de modernidade dentro do modelo de empreendedorismo brasileiro.

O programa prevê uma série de medidas importantes neste sentido, tais como reduzir a quantidade de documentação que é exigida no momento em que alguém deseja abrir um negócio no país, por exemplo.

Haverá também a unificação de cadastros, o fim de certas exigências que hoje em dia não fazem mais sentido por conta das novas tecnologias e o agrupamento de diversos serviços públicos destinados para os empreendedores brasileiros.

A intenção do governo federal é tornar realmente tudo muito mais simples, como indica o nome do programa, reduzindo o tempo médio para abertura de uma empresa no país de 83 dias para apenas 5 dias!

Outra novidade

Governo lança programa Bem Mais Simples

Além do lançamento do programa “Bem Mais Simples”, que já deverá reduzir de modo considerável a burocracia dentro dos processos de abertura e de fechamento de empresas no país, o governo federal também apresentou outra novidade nesta linha.

Foi criado o Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas, que deverá ser mais um sopro de modernidade e de agilidade dentro do mercado de empreendedorismo brasileiro.

Com ele, será possível fazer o fechamento de empresas de modo muito mais rápido e bem menos burocrático, já que não haverá mais a necessidade da apresentação das certidões negativas para que seja feita a conclusão da baixa dentro do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Em resumo, se o Brasil ainda era conhecido por ser um país extremamente burocrático e que sempre tornava a vida dos empreendedores muito difícil, este cenário está começando a mudar com o lançamento do programa “Bem Mais Simples” e com a entrada em funcionamento do Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas.

Ou seja, agora as coisas realmente começaram a ficar mais simples e menos burocráticas. Que mais novidades com estas venham!