O Governo Federal, através do Ministério da Educação, suspendeu a realização da Avaliação Nacional da Alfabetização (conhecida pela sigla ANA) neste ano de 2015. Esta é uma prova que é aplicada em todo o território nacional para os estudantes que estão no 3º ano do ensino médio fundamental. Esta é uma etapa importante, pois completa o ciclo de alfabetização.

Governo Federal suspende prova de alfabetização em 2015

De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), esta foi uma decisão pedagógica, e não financeira, já que muitos acabaram cogitando que este cancelamento estaria diretamente relacionado com os cortes de verbas.

“Terminamos de processar os dados do ano passado agora [em meados de julho]”, explicou o presidente do Inep, Francisco Soares. “Precisamos mergulhar nos dados [do ano anterior antes de produzir novas estatísticas. “O presidente do Inep também afirmou que o principal objetivo das avaliações é monitorar a aprendizagem dos estudantes, e não simplesmente acumular provas feitas pelas crianças.

A partir da decisão deste ano é muito provável que o governo torne oficial a realização da prova de dois em dois anos, evitando assim acumular muitas provas sem a devida avaliação.

Acompanhamento da alfabetização

Governo Federal suspende prova de alfabetização em 2015 2

Apesar da ANA não ser uma prova tão famosa na vida dos estudantes como o ENEM ou ENADE, a sua execução é considerada de fundamental importância, pois é a partir dela que o governo avalia o andamento do Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). De acordo com o projeto, as crianças devem estar alfabetizadas até os 8 anos de idade, o que equivale ao terceiro ano do ensino fundamental.