Mesmo sem conseguir atingir a sua meta inicial, o Governo Federal confirmou e lançou oficialmente a segunda fase do programa Ciências sem Fronteiras. De acordo com o anúncio feito pela presidenta Dilma esta semana, a nova fase do projeto pretende conceder 100 mil bolsas de estudos no exterior para os estudantes brasileiros.

Governo Federal confirma nova fase do Ciência sem Fronteiras

O programa foi oficialmente lançado no ano de 2011, sendo que a meta inicial do programa era oferecer 101 mil bolsas de estudos nos seus primeiros quatro anos de existência, sendo que a maioria das oportunidades deveriam se concentrar na área de graduação.

Acontece que o número acabou ficando bem abaixo do que foi realmente prometido pelo Governo. O número de bolsistas do Ciências sem Fronteiras que poderão ganhar o financiamento do governo será de 75 mil, sendo que o restante deverá ser concedido pelo setor privado.

Mas a presidenta Dilma afirma que o Ciências sem Fronteiras deverá conseguir atingir a sua meta inicial até o mês de setembro deste ano.

Números

Governo Federal confirma nova fase do Ciência sem Fronteiras 2

De acordo com as informações oficiais do Governo Federal, até o presente momento foram 83,2 mil bolsas, a maior parte delas (52%) nas áreas de engenharia e tecnologia. Acontece que de acordo com uma série de levantamentos realizados pela imprensa, nos últimos dois anos o Governo acabou utilizando uma série de manobras para aumentar, somente no papel, a quantidade de bolsas de estudos oferecidas para os estudantes no exterior.

Além disso, o programa também foi alvo de críticas e de problemas durante seus primeiros anos. Foram muitos os relatos de problemas enfrentados pelos estudantes que diziam não conseguir receber em dia o dinheiro da sua bolsa.