O Reino Unido está realizando diversas ações para garantir que todas as crianças, durante os seus primeiros anos de estudos, consigam aprender programação. A ideia é inserir os pequenos desde cedo no mundo das diferentes linguagens de programação que existem, preparando elas para o mercado no futuro.

Governo do Reino Unido vai ensinar computação para todas as crianças

Atualmente já existem 40 mil professores de ensino primário dentro de um programa de capacitação, criado justamente para fazer com que os docentes tenham conhecimento de programação. O projeto está sendo realizado em parceria com a Fundação Raspberry Pi, organização britânica sem fins lucrativos fundada em 2009 com o objetivo de facilitar e ampliar o ensino de programação nas escolas.

Para garantir que o projeto realmente funcione, o governo britânico está investindo cerca de 100 milhões de libras (cerca de 490 milhões de reais) nos próximos anos para aprimorar o ensino de programação em todas as escolas e intenciona se manter no posto de nação europeia que mais investe no ensino de computação.

Governo do Reino Unido vai ensinar computação para todas as crianças

Além disso, a Fundação Raspberry Pi vai oferecer uma série de oficinas presenciais em 40 escolas que apresentem melhor desempenho. A ideia é que estas escolas sejam pagas para oferecer treinamento para as escolas vizinhas, criando assim um efeito cascata que deve caminhar naturalmente, sem que o governo tenha que necessariamente estar envolvido em todos os processos.

O sistema escolhido para ensinar programação, tanto para as crianças quanto para os professores, é o Raspberry Pi, que consiste em uma placa de hardware do tamanho de um cartão de crédito, que pode ser tanto utilizado por cientistas da Estação Espacial Internacional quanto por crianças.