Mais uma oportunidade está sendo aberta para os estudantes que estão buscando por uma chance de fazer um curso universitário sem precisar pagar nada por isso. Trata-se do Programa Vale Universidade, oferecido pelo governo do estado do Mato Grosso do Sul. As inscrições para os interessados em ganhar uma bolsa de estudos podem ser feitas a partir do dia 1º de fevereiro, indo até o dia 1ª de março.

Governo do estado do Mato Grosso do Sul oferece vagas no Programa Vale Universidade 2

De acordo com as informações que forma repassadas pelos responsáveis pelo programa, todos os procedimentos serão realizados diretamente no site do Programa Vale Universidade.

Neste programa, os estudantes que se inscrevem e que comprovam carência financeira poderão ganhar uma bolsa de estudos de até 70% do valor da mensalidade na universidade privada, lembrando que os estudantes devem optar por uma instituição que seja conveniada do governo. Já a instituição entra com mais 20% de isenção no valor da matrícula, o que acaba gerando um desconto de 90% para os estudantes.

A lista com os nomes dos alunos aprovados para conseguirem uma vaga será divulgada no mês de março.

Estágio

Como contrapartida a bolsa de estudos, os alunos deverão realizar um estágio com carga horária de até 20 horas semanais de trabalho, sendo que a carga horária deverá ser compatível com o turno escolar. A duração do estágio deverá ser de seis meses, mas o contrato poderá ser renovado a cada semestre.

Quem pode participar?

Governo do estado do Mato Grosso do Sul oferece vagas no Programa Vale Universidade 3

Podem participar os alunos que comprovem renda individual igual ou inferior a R$ 1.448 e renda familiar mensal de até R$ 2.896. Além disso, os estudantes já devem estar regularmente matriculados em um curso presencial de bacharelado ou de licenciatura autorizado pelo Ministério da Educação.

Além disso, não podem participar os estudantes que já possuam diploma de nível superior ou então as pessoas que morem no estado a menos de dois anos. Outros requisitos poderão ser conferidos no site do programa.