O Governo Federal, através do Ministério da Educação, divulgou nesta segunda-feira o calendário completo para seleção do Sisutec, o sistema de seleção unificada de cursos técnicos. Diferentemente do Sisu para o ensino superior que exige que os candidatos tenham terminado o em fase de conclusão do ensino médio, para o Sisutec, os estudantes não precisam ter terminado os estudos.

Sisutec-2013-Cursos-técnicos-gratuitos-01

Durante o mês de julho as instituições cadastradas no programa, tanto da rede pública quanto da rede privada, passarão pelos processos de inscrição de vagas a serem ofertadas, sendo que estas vagas poderão ser tanto no âmbito do Pronatec quanto fora do programa.

Depois que forem feitas as análises das vagas que serão oferecidas pelas instituições de ensino serão divulgados os editais com as vagas. De acordo com a previsão do governo federal, tudo indica que os números de vagas que serão ofertadas neste semestre do ano serão maiores do que a seleção do ano passado, quando foram ofertadas 239.792 vagas.

O governo também divulgou que as inscrições podem começar a partir do dia 21 de julho. Apesar da data constar no cronograma, ela poderá mudar de acordo com o andar do processo de triagem das vagas.

Como funciona o Sisutec

Sisutec-site-inscricao

O Sisutec é uma ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal que permite com que as pessoas encontrem uma grande quantidade de vagas destinadas ao ensino técnico ofertadas por instituições do Brasil inteiro. Através desta ferramenta as pessoas podem se inscrever tanto em vagar convencionais quando as vagas do programa Pronatec, que são gratuitas.

Para participar deste processo seletivo os candidatos também devem ter feito a prova do ENEM no ano anterior. No caso das inscrições que serão abertas no mês de julho, os candidatos precisam ter feito o ENEM de 2013.

No Sisutec os estudantes poderão encontrar três tipos diferentes de cursos de nível técnico: o integrado, que o estudante de ensino médio faz junto com o currículo regular, o concomitante, feito no contraturno do ensino regular, e o subsequente, destinado a pessoas que já terminaram o ensino médio. No Sisutec, só são oferecidas vagas para os cursos do tipo subsequente.