O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, confirmou na última segunda-feira, dia 18/9, através de uma publicação que foi feita no Diário Oficial, as informações relacionadas a nova modalidade de acesso a Universidade de São Paulo (USP), o Provão Paulista. De acordo com as informações, a modalidade será destinada aos alunos da rede pública estadual.

Governo de São Paulo oficializa Provão Paulista

A avaliação já tinha sido anunciada pelo governo em junho deste ano de 2023. Além de garantir a entrada na USP, a seleção também poderá ser utilizada para acessar cursos de outras Universidades, como a Unicamp (Universidade de Campinas), a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo)….

“Esse é um momento histórico, pois não estamos apenas dando acesso ao ensino superior, estamos dando acesso às melhores universidades do país. A Educação de São Paulo se orgulha de liderar esse processo de inclusão”, afirmou o secretário da Educação, Renato Feder.

Governo de São Paulo oficializa Provão Paulista

Todos os alunos do Ensino Médio poderão realizar, ao final de cada ano do Ensino Médio, uma prova que terá como principal objetivo aferir todo o conteúdo que foi apresentado para os alunos ao longo daquele ciclo. A 1ª edição será realizada já em novembro deste ano e poderá ser usados para o ingresso de alunos do 3º ano do ensino médio.

Neste primeiro momento, os alunos do terceiro ano já poderão utilizar essa nota para concorrer, mas depois que a prova estiver completamente aplicada para todos os anos, os alunos deverão fazer as provas dos três anos para concorrer, sendo que a soma e a média das notas vão definir os classificados.