O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta semana a criação de um grupo de trabalho que terá como principal objetivo analisar as questões que estão atualmente compondo o chamado Banco Nacional de Itens. Deste banco sai as questões que acabam compondo as provas.

Governo convoca comissão para revisar questões do Enem

De acordo com as informações que foram divulgadas pela nota do Inep, o objetivo da comissão é “analisar as questões para verificar sua pertinência com a realidade social, de modo a assegurar um perfil consensual do exame”. Para alguns veículos de imprensa que questionaram o que seria considerado como “pertinência com a realidade social”, o Inep afirmou que não poderia esclarecer nada além do que estava da nota.

Quem fará parte da comissão?

Governo convoca comissão para revisar questões do Enem

A comissão já conta com seus componentes definidos. Confira quem são:

– Marco Antônio Barroso Faria: secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). Barroso Faria é formado em Filosofia e foi orientado pelo ministro Ricardo Vélez no mestrado e doutorado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

– Antônio Maurício Castanheira das Neves: diretor de Estudos Educacionais do Inep. Antônio é psicólogo e doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

– Gilberto Callado de Oliveira: procurador de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, vai atuar na comissão como um representante da sociedade civil. Gilberto Callado já deu entrevista criticando a “contaminação ideológica esquerdista nas universidades brasileiras” e a “ideologia de gênero”.

A comissão terá como função principal ler os itens e recomendar, ou não, a utilização das questões do Enem 2019. O diretor de Avaliação da Educação Básica emitirá contra parecer para cada um dos itens não recomendados pela comissão. Se houver discordância entre o diretor e a comissão, cabe ao INEP a decisão final, por meio do presidente Marcus Vinicius Rodrigues.

O trabalho da comissão deve durar cerca de dez dias. A decisão da comissão deve vigorar já para o Enem deste ano de 2019, uma vez que as questões da prova costumam ser definidas no mês de abril.