Depois de todas as mudanças e dos problemas que estão sendo relatados pelos estudantes que estão tentando se inscrever no Fies este ano, o governo confirma que vai promover alterações mais radicais nas regras. A ideia principal é limitar a concessão de linhas de financiamento para novos estudantes.

Governo confirma que Fies terá vagas limitadas para financiamento

O motivo principal é o significativo aumento da quantidade de estudantes que utilizam o Fundo de Financiamento para conseguir pagar as matrículas das universidades particulares. Hoje o programa já conta com mais de 2 milhões de estudantes que dependem deste custeio do governo para seguir com seu programa.

Mudanças das regras

Neste ano de 2015 os estudantes já estão encontrando mais dificuldades para conseguir aprovação do contrato de financiamento, que até 2014 era conseguido praticamente de forma automática por todo mundo que estava matriculado em um curso que tenha tido nota superior a três na avaliação do MEC.

Apesar de não serem ainda claras e oficiais, existe um escalonamento de vagas, o que está impedindo que muitos estudantes consigam ao financiamento. Alguns obstáculos, como o teto de mensalidades, também foram aplicados junto as instituições de ensino para tentar frear a grande quantidade de novos contratos.

Sistema Unificado

Governo confirma que Fies terá vagas limitadas para financiamento 2

Para tornar mais clara as regras para o acesso ao financiamento o governo já decidiu que vai trabalhar na implementação de um Sistema Unificado, aos moles do Sisu. Será definida uma cota máxima de financiamento que será destruída ao longo de um ano ou de um semestre, e dentro deste limite haverá um escalonamento para distribuição das vagas entre cursos e faculdades.

Naturalmente os estudantes que desejam obter o financiamento em cursos muito concorridos nas instituições privadas acabarão tendo mais dificuldades para conseguir o financiamento.