O governo federal anunciou nesta sexta-feira, dia 16 de janeiro, o novo Fies Social. A ideia é dar continuidade ao programa de financiamento oferecido para os estudantes que desejam estudar na rede privada de ensino superior, mas que deseja pagar as mensalidades apenas depois da formatura.

Governo anuncia novo Fies Social

O programa terá como foco a oferta de contratos de até 100% de financiamento das mensalidades para estudantes com renda familiar per-capita (por pessoa) de até meio (0,5) salário mínimo.

Ainda de acordo com as regras definidas para este programa, 50% das vagas do Fies social serão destinadas a alunos membros de famílias com renda per-capita de até meio (0,5) salário mínimo. Assim como, as instituições de ensino deverão reservar uma quantidade de oportunidades de ingresso correspondente à população de pessoas pretas, pardas e indígenas em seus respectivos estados.

Governo anuncia novo Fies Social

A expectativa é de que 100 mil estudantes sejam beneficiados apenas em 2024, com uma proposta de cronograma que prevê o programa começando no segundo semestre. A resolução que cria a modalidade do programa permite, ainda, a possibilidade de que sejam estabelecidos cursos prioritários para o financiamento integral, conforme o que venha a ser estabelecido em cada edital.

Para acessar as vagas, ainda serão mantidos os critérios relacionados a participação dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com nota mínima de 450 pontos na média. Além disso, os candidatos também não podem zerar a prova de redação.