Não é só de investimentos em tecnologia que se faz uma empresa gigante como o Google. A companhia também deverá investir uma boa quantia de recursos em educação, e deverá atingir especificamente a capacitação de professores em diversos países, incluindo o Brasil. De acordo com o anúncio feito essa semana, a empresa deverá doar cerca de R$ 15 milhões.

O dinheiro será destinado a Fundação Lemann, parceira no projeto, através de um projeto que existe dentro da fundação e que se chama Associação Nova Escola. A ideia é utilizar este investimento para criar um grande sistema de planos de aulas, aos quais os professores terão acesso e poderão aplicar dentro da sala de aula.

De acordo com a proposta que foi apresentada, os planos de aulas que serão criados não vão apenas apresentar um roteiro do que deve ser dado dentro da sala de acordo com os objetivos e com o perfil do estudante, mas deve também apresentar uma série de dicas e de orientações sobre como lidar com determinados assuntos.

Todos os planos deverão ser disponibilizados em uma plataforma que será completamente digital. Além do acesso que poderá ser feito por computadores, o projeto também deverá ter um app para dispositivos móveis. Este app será criado para que possa ser utilizado tanto com conexões que não sejam boas até sem conexão alguma.

O projeto pretende atingir um total de 1 milhão de professores nos próximos cinco anos. Todo o material pedagógico será construído em vista a Base Nacional Comum Curricular.