Foram divulgados alguns números sobre a próxima edição do processo seletivo vestibular da Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest), que visa preencher as vagas oferecidas pela Universidade de São Paulo (USP). Foi registrado um aumento na quantidade de inscritos, passando de 127.786 para 129.148.

Fuvest registra aumento na quantidade de inscritos no Vestibular 2020

Do total de inscritos, 117.019 farão as provas como candidatos que desejam ingressar nos cursos da Universidade de São Paulo (USP), enquanto 12.129 concorrentes são os chamados treineiros – estudantes que não concluíram o ensino médio.

A instituição afirma que o aumento na quantidade de pessoas inscritas está diretamente relacionado a alguns programas e algumas iniciativas feitas pela USP, como o programa “Vem para USP!”, que abre a porta da instituição para estudantes que ainda estão no ensino médio.

Sobre a concorrência, assim como costuma acontecer no Vestibular da USP, o curso de medicina ocupa as três principais posições dos cursos mais concorridos, graduação oferecida em São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto. Já os cursos menos procurados são Engenharia de Biossistemas (Pirassununga), Biblioteconomia e Ciência da Informação (Ribeirão Preto) e Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental (São Paulo, Butantã).

Fuvest registra aumento na quantidade de inscritos no Vestibular 2020

Serão oferecidas 8.317 vagas através deste processo seletivo, todas elas para a Universidade de São Paulo (USP). Do total, 45% destinam-se aos estudantes de escolas públicas, havendo um percentual reservado para pretos, pardos de indígenas da rede pública.

As provas da primeira fase estão marcadas para acontecer no dia 24 de novembro, composta por questões de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química. Já nos dias 5 e 6 de janeiro acontecem a 2ª fase de provas do Vestibular da USP. O primeiro dia contará com 10 questões discursivas de Português e uma Redação, enquanto 12 perguntas discursivas de disciplinas específicas.

A lista com os aprovados em 1ª chamada deve ser liberada no dia 24 de janeiro.