A Finlândia, país que ao longo das últimas décadas acabou assumindo o papel de referência de educação para outras nações, anunciou recentemente que vai promover uma grande reformulação na forma como os professores repassam conhecimento para os seus alunos.

Finlândia vai promover grande reforma no sistema educacional 2

Apesar da confirmação das mudanças, nesta quarta-feira o Ministério da Educação da Finlândia divulgou uma nota desmentindo uma notícia recente que acabou correndo o mundo e que diz afirmava que o país iria abolir de vez as disciplinas isoladas, como matemática, história, e assim por diante.

De acordo com as informações que foram divulgadas pelos representantes, o novo currículo vai entrar em vigor no ano de 2016 nas escolas. As instituições de ensino ainda vão continuar trabalhando em cima do modelo de disciplinas, mas haverá um foco maior nas chamadas competências transversais, que serão trabalhadas no meio das disciplinas.

Multidisciplinar

Finlândia vai promover grande reforma no sistema educacional

Uma das novidades do novo currículo da Finlândia para o ano de 2016 é que os estudantes deverão trabalhar, todos os anos, em pelo menos um módulo de aprendizagem multidisciplinar. Enquanto isso, ao longo do ano tradicional, os alunos do país poderão perceber que as matérias tradicionais ainda estarão lá, mas com uma fronteira mais tênue entre uma e outra.

Outro pilar do novo programa de ensino do País será a liberdade que o professor terá para montar o seu cronograma e conversar com outros professores dentro da escola para criar áreas que atendem localmente determinadas necessidades. Os alunos também terão uma participação mais ativa em relação aos processos de aprendizagem.