Foi aprovado na Câmara dos Deputados uma emeda que inclui como conteúdo obrigatório as disciplinas de Sociologia e Filosofia na matriz curricular base do Ensino Médio. O texto foi aprovado depois que uma outra emenda garantiu que as artes se também a educação física seguisse entre as matérias obrigatórias desta importante etapa do ensino.

filosofia-e-sociologia-seguem-como-disciplinas-obrigatorias-no-ensino-medio

O texto original da chamada Medida Provisória do Ensino Médio (MP 746/2016) tinha como um dos pontos mais polêmicos a exclusão das disciplinas de Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia da chamada matriz base, sendo oferecidas apenas como disciplinas optativas. No original, as primeiras duas disciplinas ficariam obrigatórias apenas no ensino infantil e também no ensino fundamental.

No texto original, tanto a filosofia quanto a sociologia seriam substituídas pelo ensino da chamada Ciências Humanas, que poderia ser feita apenas pelos alunos que realmente optassem por esta área.

Agora, com estas duas emendas sendo aprovadas no plenário, as quatro disciplinas integrarão o que está sendo chamado de Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é todo o conteúdo que será ensinado ao longo do ensino médio, e cuja as matérias deverão ser definidas ainda ao longo do ano de 2017.

filosofia-e-sociologia-seguem-como-disciplinas-obrigatorias-no-ensino-medio-2

Apesar da emenda garantir que as disciplinas estejam presentes no conteúdo base, elas não devem continuar sendo apresentadas aos alunos de forma isolada. Elas deverão ser integradas, como a proposta anterior que criaria a disciplina de Ciências Humanas.

Vale lembrar que o conteúdo da chamada Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de acordo com o texto que foi aprovado pela Câmara dos Deputados, deverá ocupar um total de 60% do total da carga horária, sendo que o total das horas ainda não foi fixado. O restante deverá ser ocupado pelas áreas específicas, que são as seguintes: Linguagens e suas Tecnologias; Ciência da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Matemática e suas Tecnologias; e Formação Técnica e Profissional.