Os estudantes que estão de olho nos contratos de financiamento oferecidos pelo governo federal através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem ficar atentos, pois as inscrições deverão começar a ser realizadas durante o mês de fevereiro. O MEC ainda não definiu uma data para o lançamento do sistema.

Mas o MEC emitiu um comunicado oficial para as instituições que desejam oferecer a possibilidade de financiamento para os seus alunos. De acordo com as informações e com o calendário divulgado, o prazo máximo para que as instituições ofereçam estas vagas será a próxima sexta-feira, dia 6. O processo é feito por um sistema próprio oferecido pelo MEC para as instituições.

A partir do dia 9 deste mês de janeiro, os estudantes que possuem contrato valendo do Fies já poderão acessar o sistema para iniciar o processo de renovação, que é obrigatório para que todos os alunos consigam continuar estudando. Esta renovação deverá ser feita pelos estudantes que possuem contratos formalizados até o dia 31 de dezembro de 2016.

Pagamentos

Algo que estava preocupando as instituições de ensino e que estava ameaçando a abertura de novas vagas parece ter sido resolvido. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, todos os pagamentos que estavam pendentes e atrasados para as instituições de ensino foram regularizados.

O dinheiro saiu dos novos créditos que foram disponibilizados pelo governo federal para o programa, e que chegou aos R$ 21 bilhões. Ao longo do ano de 2016, o governo afirma que foram abertas 325 mil novas vagas para o financiamento, mais do que as vagas abertas durante o ano de 2015, que contabilizaram 257 mil.