O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) está com as inscrições mais uma vez abertas graças a medida do Ministério da Educação que decidiu prorrogar o prazo. Os candidatos terão até dia 30 de abril para fazer a solicitação no SisFies, o Sistema Informatizado do Fies. Os contratos solicitados serão validos para o primeiro semestre deste ano.

Uma portaria foi publicada no Diário Oficial e indica que o Governo vai utilizar informações a respeito do desempenho e qualidade das instituições das universidades privadas para liberar o financiamento.

Estima-se que com a prorrogação da data de inscrição é possível que entre 450 a 500 mil interessados tentem se cadastrar ao programa. Após a validação das informações que se dá no decorrer da inscrição do universitário, é preciso que o mesmo compareça a um agente financeiro do Fies em até dez dias.

Para se inscrever, o estudante precisa acessar o site do SisFies e cadastrar um login e senha de acesso. Após isso, é preciso preencher todos os dados pessoais solicitados, além de informações sobre a instituição de ensino e o tipo de financiamento pretendido.

Durante esse processo, os interessados devem escolher a instituição bancária e agência que serão financiadoras dos seus estudos. De acordo com o MEC, o Banco do Brasil e a Caixa economia são parceiros do programa.

Fies 2015 Inscrições

Pontos positivos

Existem algumas vantagens ao estudante que deseja obter ajuda para pagar os seus estudos. São elas:

• Não precisa de fiador
  • Pode ser solicitado mesmo por quem tem o nome negativado
  • O pagamento se inicia após o fim do curso
  • Ideal para quem não conseguiu uma bolsa junto a universidade

Novas regras

Para participar do Fies, o aluno poderia procurar a instituição de ensino a qualquer momento e solicitar o financiamento. Neste ano, o prazo foi determinado por um período de dois meses.

Outra mudança é a inclusão da nota do Enem para entrar no programa, o que não era exigido antes. A nota mínima de 450 pontos é fundamental para quem deseja solicitar o apoio financeiro.

Fiesdá

Sobre o Fies

O Fies trata-se de um programa criado pelo Ministério da Educação no ano de 1999 durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso, mas implantado durante o governo Lula. Consiste em financiar os estudos de estudantes universitários matriculados em instituições privadas. Atualmente, após mudança de regras do Fies, os alunos precisam ter prestado o ENEM de 2010 ou anos posteriores.