O Ministério da Educação anunciou para esta semana a abertura das inscrições para as vagas remanescentes do programa Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o 2º semestre de 2020. De acordo com as informações que foram divulgadas pela pasta, estão disponíveis mais de 50 mil vagas de financiamento a juros zero.

Fies 2020/2 abre inscrições para mais de 50 mil vagas remanescentes

As inscrições seguem sendo feitas somente pelo site do Fies.

Os prazos mudam de acordo com a categoria de inscrição. Os estudantes que já estão matriculados no ensino superior devem efetivar sua participação até o dia 13 de outubro. Já aqueles que estão no ensino superior e pretendem concorrer a um financiamento no seu curso podem se inscrever até o dia 13 de novembro.

Para participar, as regras seguem as mesmas da edição normal do Fies. Os candidatos devem ter feito pelo menos uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio a partir do ano de 2010. Além disso, os candidatos devem ter obtido, pelo menos, 450 pontos na média, além de não terem zerado a prova de redação.

Os candidatos também devem comprovar uma renda familiar mensal de até três salário mínimos por pessoa. Não podem participar os estudantes que foram pré-selecionados no Fies 2020/2 (edição regular) que ainda estão em processo de contratação do financiamento. Também não podem participar os estudantes que já foram beneficiados pelo Fies e que não quitaram a sua dívida.

Fies 2020/2 abre inscrições para mais de 50 mil vagas remanescentes

As vagas remanescentes serão preenchidas por ordem de inscrição. Nas vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni), muitos estudantes reclamaram que perderam a vaga quando foram editar alguma informação. Também houve reclamação de quem não saiba que a seleção é por ordem de inscrição.

Depois de terminar a sua inscrição, os candidatos devem validar todos os dados junto  à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino, presencialmente ou pela internet, em até dois dias úteis. Caso o estudante não faça isso, a vaga volta para o sistema.

Nesta edição, foram liberadas vagas apenas para os cursos que foram considerados como áreas prioritárias, como: Saúde, Engenharias e Ciência da Computação, Licenciatura, Pedagogia e Normal Superior.