Pelo menos 34 mil vagas do Fies 2017 não foram preenchidas, o que representa algo em torno de 23% das 150 mil oportunidades oferecidas para o primeiro semestre deste ano.

Fies 2017/1 teve 34 mil vagas não preenchidas

No ano de 2016, o ministério da Educação também acabou por registrar uma quantidade significativa de vagas que estivessem ociosas. A partir disto o Fies 2016/1 ofereceu mais de 250 mil oportunidades e a ociosidade foi de algo em torno de 41%. Além disto, neste ano, o MEC acabou por diminuir a oferta em 100 mil vagas para o financiamento realizado junto ao Fies.

Quais foram os motivos das vagas não preenchidas?

De acordo com o Ministério da Educação os motivos para não preenchimento de mais de 34 mil vagas das 150 mil que são oferecidas dependem basicamente de diversos motivos, entre eles podemos citar a realização das inscrições, validação e finalização de cadastro do Fies, desistência do candidato por motivos de valor financiado e aprovação em outro processo, rejeição de financiamento por parte do banco, entre outras coisas.

O Ministério da Educação aponta que segue uma prioridade estabelecida para os cursos de Engenharia da área de Saúde e formação dos professores. Conforme dados do MEC, não é possível dividir a ociosidade por uma graduação, mas neste momento isto não significa que os cursos prioritários sejam menos procurados do que os outros.

Fies 2017/1 teve 34 mil vagas não preenchidas

Mudanças no Fies para o segundo semestre deve acontecer

Para o segundo semestre de 2017 o Fies deverá sofrer mudanças na sua composição e em seu orçamento. Além disto, o Ministro da Educação apontou que pretende deixar o programa mais sustentável, e pretende ampliar o atendimento para estudantes de menor renda. Estas mudanças ainda serão divulgadas até o final do ano.