A Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro está lançando um novo curso de graduação: Ciência de Dados. O objetivo é criar profissionais para esta que é considerada como uma das profissões mais importantes dos próximos anos. Uma das principais tarefas das pessoas que trabalham nessa área é analisar dados e deles extrair informações pertinentes para os mais variados fins.

FGV-RJ lança novo curso de graduação em Ciência de Dados

“É um caminho que já está bastante popular lá fora. Nos EUA, já existem mais de 100 cursos de graduação na área”, diz o coordenador do curso da FGV-RJ, Yuri Saporito. O primeiro vestibular já tem inscrições abertas e a mensalidade, diz o professor, será de R$ 3 mil. “Queremos fornecer ao mercado o profissional que está sendo buscado. Hoje, o cientista de dados é um matemático que precisa aprender computação, ou um cientista da computação que precisa aprofundar

O curso possui um currículo criado basicamente sobre três pilares: computação, estatística e a ciência, com disciplinas como Análise Exploratória de Dados e Visualização, na qual o aluno vai não só discutir como analisar os dados, mas também seu design.

FGV-RJ lança novo curso de graduação em Ciência de Dados

Além disso, o curso também pretende explorar e apresentar alguns dos principais desafios e temas espinhos quando o assunto é análise de dados, como privacidade, segurança da informação e ética, também estarão presentes na grade disciplinar.  Uma das disciplinas previstas ao final do curso é Ética na Manipulação dos Dados, que tem justamente a função de criar um ambiente de debate acadêmico sobre a melhor forma de se tratar destes dados coletados.

A primeira turma do curso de Ciência de Dados da FGV-RS vai abrir no 1º semestre de 2020, com vestibular acontecendo ainda neste ano de 2019. A abertura das inscrições deve ser anunciada nas próximas semanas.