Os estudantes que estão se preparando para enfrentar o processo seletivo vestibular da Universidade Federal do Paraná já podem realizar a sua inscrição, iniciada nesta sexta-feira, dia 22. Para o processo que vai selecionar os estudantes que entram na instituição a partir do primeiro semestre de 2015 as inscrições serão realizadas apenas através do site.

Federal do Paraná abre inscrições para vestibular 2014 2015

O prazo final para os estudantes se inscreverem é o dia 19 de setembro. Nesta seleção os estudantes vão disputar um total de 6.755 vagas. A primeira fase de provas está marcada para acontecer no dia 2 de novembro. Já a segunda fase do concurso, com as provas específicas para cada curso, será realizada no dia 1º de dezembro.

Casos específicos

Os estudantes devem ficar atentos aos acasos específicos que estão previstos no edital da instituição. Os alunos que vão concorrer as vagas do curso de música, por exemplo, deverão realizar uma prova de habilidade que está originalmente marcada para o dia 12 de outubro.

Federal do Paraná abre inscrições para vestibular 2014 2015 2

Já os alunos dos cursos de matemática, matemática industrial e estatística participam do vestibular estendido  – os aprovados nas provas da primeira e segunda fase cursam duas disciplinas que valem 100 pontos e aqueles que não atingirem uma média igual ou superior a 50 pontos, são eliminados.

Mudanças nas vagas

Antes de abrir o processo seletivo a instituição já havia divulgado algumas mudanças nas cotas de vagas que estão valendo para este processo seletivo. De todas as vagas que estão sendo ofertas, 40% serão reservadas para cotas sociais e raciais. Já 30% das vagas serão oferecidas exclusivamente pelo Sisu. O restante das vagas é de acesso universal através do vestibular da instituição.