A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) anunciou esta semana a homologação da abertura de um novo curso de medicina, desta vez sediado na cidade de Coari, localizada a 363 km de Manaus. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, a primeira turma deste novo programa de medicina deverá iniciar suas atividades a partir do ano de 2016.

Federal do Amazonas homologa abertura de curso de medicina em Coari 2

Por enquanto a implantação do curso ainda passa pelos processos de regularização, necessitando ainda do aval de algumas instituições envolvidas, bem como do Ministério da Educação. Mas a homologação da proposta pedagógica para o curso já está pronta.

“A homologação do curso teve como base novas diretrizes curriculares nacionais para o curso de Medicina, instituídas por meio da Resolução nº 03, de 20 de junho de 2014, do Ministério da Educação, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências”, informou a instituição.

O curso vai acontecer em um terreno cedido pela Prefeitura do Município de Coari. Ainda não se sabe quantas vagas serão oferecidas para a primeira turma, mas a intenção é que o número vá aumentando gradativamente até chegar aos 40 alunos novos por semestre.

Inovações no programa de ensino

Federal do Amazonas homologa abertura de curso de medicina em Coari

A Federal do Amazonas anunciou que o novo curso de medicina deverá apresentar a comunidade algumas inovações, como uma disciplina chamada “Família e Comunidade”, que vai colocar os estudantes em contato com a comunidade já no primeiro ano do curso.