O Governo do Distrito Federal confirmou uma redução no valor distribuído para as famílias carentes no programa Cartão Material Escolar. Este é um benefício que o GDF distribui para as famílias que já estão cadastradas no Bolsa Família do Governo Federal sempre no início do ano para ajudar com as compras de material escolar para as crianças.

O valor oferecido até o ano de 2014 era de R$ 242,00. Mas com a redução anunciada, a partir deste ano as famílias vão receber apenas R$ 80,00 para as compras de cadernos, lápis, canetas e demais itens que fazem parte das compras de início de ano das crianças que estão em idade escolar.

Segundo as informações que foram levantadas e divulgadas pelo Governo do Distrito Federal, cerca de 125 mil estudantes possuem o direito ao benefício.

Redução nas compras

Até o início do ano passado o dinheiro que as famílias recebiam no seu Cartão Material Escolar equivalia a cerca de um terço do valor do salário mínimo vigente. Caso a proporção fosse mantida, as famílias receberiam algo em torno de R$ 260,00. Mas o GDF acredita que a redução teve que ser feita para que o programa fosse mantido. Além disso, o secretário de educação, Júlio Gregório, afirma que R$ 80,00 é suficiente para a compra do material escolar básico.

Famílias carentes do Distrito Federal terão menos dinheiro para compra do material escolar 2

Segundo uma entrevista concedida recentemente pelo responsável pela pasta, este dinheiro é destinado apenas para a compra de cadernos, lápis, borracha, caneta e itens do gênero, já que todos ganham livros didáticos. “Fizemos o levantamento de preço do material mínimo necessário e encontramos o preço médio de R$ 78,79. Então, resolvemos carregar o cartão com R$ 80 por criança”, afirmou Gregório.

A redução significa uma economia aos cofres públicos de R$ 23 milhões aproximadamente.