Os candidatos inscritos no processo seletivo vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs) já podem conferir as informações referentes a concorrência. A seleção vai acontecer no 1º semestre de 2021.

Etecs (SP) divulga concorrência do Vestibulinho 2021/1

De acordo com as informações que foram divulgadas pelos responsáveis pela seleção, o curso mais procurado foi o de Técnico em Enfermagem. Na Etec de Carlos de Campos (São Paulo), foram registrados 28,88 candidatos para cada vaga oferecida. Já na Etec Rubens de Faris e Souza (Sorocaba), tem 15,77 vagas por candidato. Já na Etec de Carolina Carinhato Sampaio (São Paulo), são 13,73 candidatos por vaga.

Em relação ao processo seletivo que é feito pelos cursos integrados ao ensino médio, com habilitação técnica, os três mais concorridos são Desenvolvimento de Sistemas (Guarulhos), Administração (Guarulhos) e Desenvolvimento de Sistemas Integrado (São Paulo). A lista completa pode ser conferida no link acima.

O processo seletivo Vestibulinho do 1º semestre de 2021 recebeu 229.247 inscrições. Em virtude da situação a pandemia do coronavírus, esse ano não terá aplicação de provas próprias, considerada como uma das mais tradicionais do estado de São Paulo. Os candidatos serão avaliados apenas através das notas do seu histórico escolar.

Etecs (SP) divulga concorrência do Vestibulinho 2021/1

Já para os estudantes que se inscreveram para os cursos técnicos de Canto, Dança, Regência e Teatro há a exigência de uma prova de habilidades específicas. Essa prova será feita de forma on-line, no dia 15 de janeiro.

A lista de classificação e a convocação para envio dos documentos dos aprovados na primeira chamada está prevista para ser publicada no dia 19 de janeiro. Já a primeira chamada destinada a convocar os aprovados nos cursos que exigem prova de habilidade será divulgada no dia 22 de janeiro.

As vagas que estão sendo oferecidas nesta seleção são as seguintes:

• Cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao ensino médio: são 47.196 vagas para os cursos oferecidos nas modalidades presencial, semipresencial e online.
  • Ensino Médio Integrado: 35.953 vagas nas seguintes modalidades:
  • Ensino Técnico Integrado ao Médio: 16.350 vagas para estudar o ensino médio e o técnico juntos, em tempo integral.
  • Novotec Integrado: 18.532 vagas em 36 cursos de Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional ou com Qualificação Profissional.
  • Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS): 1.071 vagas para quem deseja completar em cinco anos os ensinos Médio, Técnico e Superior Tecnológico em Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Logística ou Química.
  • Modalidades do Ensino Médio: as Etecs oferecem três opções de formação adequadas às orientações da Reforma do Ensino Médio.
  • Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais: 1.475 vagas
  • Ensino Médio com ênfase em Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde: 435 vagas
  • Ensino Médio com ênfase em Ciências Exatas e Engenharias: 470 vagas
  • Especialização de Ensino Médio: o Vestibulinho disponibiliza ainda 300 vagas para o curso de Gestão de Projetos, na modalidade online. Outras 320 serão distribuídas por mais sete cursos presenciais: Desenvolvimento de Aplicativos para Smartphones; Enfermagem do Trabalho; Gestão de Energia; Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição; Logística Reversa; Panificação e Confeitaria; Radiocomunicação.