Estão abertas as inscrições para os estudantes interessados em participar do processo seletivo Vestibulinho das Etecs de São Paulo. De acordo com as informações divulgadas, os candidatos interessados devem se inscrever até o próximo dia 8 de novembro. Ao todo, estão sendo distribuídas 91.913 vagas em cursos técnicos espalhados por diversas cidades do estado paulista. A taxa cobrada é de R$ 34.

Etecs (SP) abrem inscrições para o Vestibulinho 2024

As inscrições devem ser feitas através deste site.

Lembrando que, no momento da inscrição, os menores de 16 anos de idade devem ter a ficha de inscrição preenchida pelo representante legal, na figura de pai, mãe, tutor e curador.

Resumo:

Provas

Etecs (SP) abrem inscrições para o Vestibulinho 2024

De acordo com o edital deste processo seletivo, as provas estão previstas para acontecer no dia 10 de dezembro, somente no turno da tarde, a partir das 13h30min. A partir do dia 6 de dezembro os candidatos poderão acessar os cartões de confirmação de inscrição com os dados referentes aos locais.

No dia da prova será necessário levar documento original para identificação, caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua.

Os candidatos ao 1º módulo dos cursos de ensino técnico farão uma prova com 50 questões objetivas Já para os participantes do ingresso ao 2º módulo de cursos técnicos (vagas remanescentes) e de especializações técnicas farão uma avaliação composta por 30 questões objetivas.

Candidatos autodeclarados afrodescendentes e/ou que cursaram integralmente da 5ª série a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas poderão ter acréscimo na nota da prova, através do sistema de pontuação acrescida. A pontuação é acrescida da seguinte forma:

• 3% para o candidato que se declarar afrodescendente;
  • 10% para o candidato que declarar ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas, devendo, no ato da matrícula, apresentar o(s) documento(s) comprobatório(s) demonstrando esta escolaridade;
  • 13% para o candidato que atender cumulativamente a primeira e segunda opções (“afrodescendência” e “escolaridade pública”).

Alunos que vão concorrer aos cursos de canto, dança, regência e teatro deverão fazer também os testes de aptidão. A convocação para essa fase será feita no dia 19 de dezembro.

O resultado final do processo seletivo deve sair no dia 11 de janeiro de 2024.