Estão abertas as inscrições para o processo seletivo vestibular das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs), mais conhecido como Vestibulinho, para as vagas que serão oferecidas a partir do 1º semestre de 2020. De acordo com as informações que foram divulgadas, os candidatos podem se inscrever até o dia 12 de novembro.

Etecs abrem inscrições para Vestibulinho 2020/1

As inscrições devem ser feitas através do site do Vestibulinho.

O edital deste processo seletivo afirma que os candidatos poderão concorrer a 86.939 vagas, sendo que as oportunidades serão distribuídas entre o Ensino Médio, Técnico, Integrado e também nos cursos de Especialização Técnica.

Provas

As provas do Vestibulinho 2020/1 estão agendadas para acontecer no dia 15 de dezembro. A partir do dia 11 anterior os candidatos poderão consultar a lista completa com os locais de prova.

As provas variam de acordo com o curso pretendido pelo candidato nas seguintes categorias:

• Ensino Médio (todos os formatos) e no 1º Módulo do Ensino Técnico: 50 questões das áreas do saber científico, artístico e literário; comunicação e expressão, com conteúdos 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
  •  Vagas remanescentes do 2º ano do ensino médio: 30 questões distribuídas pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Comunicação e Trabalho e Matemática.
  •  Especialização de Nível Técnico: 30 questões sobre as competências da habilitação do curso escolhido. Somente Curso de Gestão de Projetos (EaD) terá 15 perguntas de Língua Portuguesa, Literatura, Comunicação e Trabalho, além de 15 de Matemática do Ensino Médio.

Etecs abrem inscrições para Vestibulinho 2020/1

Além disso, os candidatos também podem escolher participar da seleção para cadastro reserva das vagas remanescentes do 2º módulo do Ensino Técnico. Neste caso, as provas serão compostas por 30 questões sobre as competências profissionais do 1º módulo de habilitação.

As Etecs contam com um sistema de pontuação bônus para cotistas, da seguinte forma:

• 3% para candidato autodeclarado negro
  • 10% para candidatos que fizeram da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituições públicas
  • 13% para candidatos negros que sejam de escolas públicas

A lista com os aprovados em 1ª chamada está marcada para ser publicada no dia 17 de janeiro e a 2ª chamada está prevista para o dia 20 de janeiro.