A Organização Internacional do Trabalho divulgou um estudo recentemente que afirma que a educação superior é um pré-requisito para que milhões de jovens de países em desenvolvimento consigam arranhar um trabalho decente e formal.

Estudo internacional afirma que ensino superior é garantia de emprego formal

De acordo com a instituição, este recente estudo foi feito com base em uma série de dados coletados em 28 países durante os anos de 2012 e 2013. Um dos itens que consta neste relatório aponta que oito em cada dez jovens que apresentavam uma qualificação estudantil acima do ensino médio estavam em empregos considerados “não vulneráveis”.

Por outro lado, o estudo também afirma que os jovens que conseguem apenas terminar o ensino médio possuem muita dificuldade para conseguir encontrar um emprego que não pague muito pouco em comparação com o estilo de vida do país onde ele vive.

Problemas para os jovens e para a economia

Estudo internacional afirma que ensino superior é garantia de emprego formal 2

O relatório aponta que políticas públicas que tenham como foco apenas incentivar os jovens que se formam no ensino médio a conseguir um emprego, sem dar continuidade aos estudos, podem acabar se transformando em grandes problemas no futuro. Tanto para o próprio jovem, que não consegue boas condições de trabalho, quanto para a economia do País como um todo.

Um trecho do relatório fala o seguinte: “A pouca educação perpetua a pobreza pelas gerações, já que trabalhadores menos qualificados ganham menores salários e são incapazes de custear os estudos de seus filhos”.