O Inep divulgou nesta quinta-feira, dia 21 de maio, uma nova decisão que deve facilitar ainda mais o processo de inscrição dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. De acordo com as informações que foram publicadas, estudantes que não tiverem o RG poderão fazer a inscrição apresentando outro tipo de documento, como o CPF, por exemplo.

Estudantes sem RG podem se inscrever no Enem 2020 com outro documento

Segundo o ofício, a retirada da obrigatoriedade do RG no momento da inscrição vale a partir das 14h de hoje e o número desse documento não será solicitado posteriormente nesta edição do Enem. O prazo de inscrições para o Enem 2020 encerra nesta sexta-feira, 22 de maio, às 23h59. Até o momento, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), foram registradas mais de 4,6 milhões de inscrições.

A decisão foi tomada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira a parti de uma solicitação feita pela Defensoria Pública da União (DPU), em Maceió (AL), feita na última terça-feira. No ofício, a DPU argumenta que estudantes que tivessem dificuldades em obter o RG durante o período de pandemia poderiam acabar sendo excluídos da prova.

Estudantes sem RG podem se inscrever no Enem 2020 com outro documento

Vale lembrar que o Ministério da Educação confirmou o adiamento das inscrições até a próxima quarta-feira, dia 27 de maio. A data da prova também está adiada, ainda sem definição de quando elas vão acontecer. O governo espera realizar uma consulta pública, em junho, para verificar junto aos inscritos quando seria uma data melhor para a prova.